terça-feira, 8 de setembro de 2015

Trabalho de conclusão de curso conta história da luta pela cidadania feminina no Brasil e do programa Viva Maria

Com o trabalho que levou o titulo Viva Maria: o rádio a serviço da igualdade de gênero, o então estudante de jornalismo, Cláudio Paixão, conclui o  curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, em 2013.

O trabalho resgata a trajetória do programa de rádio Viva Maria e avalia seu papel como articulador dos movimentos de mulheres no período da construção da Constituição de 1988. Nesse contexto, o  programa Viva Maria apresentado desde sua criação pela radialista Mara Régia, na Rádio Nacional de Brasília, nasceu em 1981, época de intensa mobilização social no Brasil. O Viva Maria colaborou ativamente com os movimentos em torno da garantia dos direitos das mulheres no processo da Constituinte, indo para as ruas de Brasília e para o Congresso Nacional, engrossando o movimento que ficou conhecido como Lobby do Batom. 

Dos movimentos encabeçados pelo programa, que logo no seu primeiro ano levou as mulheres a participarem de reuniões no auditório da Rádio Nacional de Brasília, nasceu a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Distrito Federal. O programa participou ainda do processo de criação do Fórum de Mulheres do Distrito Federal (FMDF) e se uniu às mulheres na luta pelo combate à violência e na construção da primeira Delegacia da Mulher (DEAM), no Distrito Federal, em 1987. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário